O que (NÃO)É uma psicoterapia?

Psicoterapia - pra quem tem dúvida e pra quem "não precisa" de ajuda


Eu tinha 24 anos de idade quando decidi dar uma chance à psicoterapia (comentei sobre isso nesse post sobre depressão) -  na época, eu nem tinha me ligado que se tratava de uma "psico"-terapia - mas eu sabia que precisava de ajuda profissional desde os 18 anos (apesar de eu sempre dizer que não precisava de ajuda). Ou seja, levei 6 anos pra, finalmente, ver qual era a cara da danada. Mas isso só aconteceu porque eu tinha CER-TE-ZA que a coitada da psicoterapia era uma chata, enxerida e metida, que era vendida como melhor aluna da sala. E eu, ao invés de ir tirar satisfação com a própria Psicoterapia, passei um tempão achando muito, e fazendo pouco. E aí, será que eu acertei? Vou te contar o que ninguém me contou antes, pra que você, ou alguém que talvez você conheça, não fiquem só esperando que nem eu.  
Mulher jovem branca de cabelos castnhos e cacheados veste camiseta cinza e tem expressão de desconfiança.
A psicoterapia ainda é um passo difícil para portadores de transtornos afetivos, e pode gerar dúvidas e desconfiança. Foto de Andrea Piacquadio no Pexels
A tal da psicoterapia veio pra ajudar com questões emocionais.

" - Aaaahhhh! Então todo mundo segue ela no Twitter?"

Nada disso! Pelo contrário, muitas pessoas deixam ela de fora de propósito!

" - Por que têm inveja?"

Nada disso! É que, como a psicoterapia decidiu lidar com emoções, muitas vezes ela acaba mexendo com assuntos pessoais, e aí a gente costuma entrar em modo defensivo.

E essa reação é até normal. Afinal de contas, a gente sempre quer defender aquilo que é importante pra gente. MAS isso acaba fazendo com que a psicoterapia seja evitada por muitas pessoas.

Então eu vou te contar o que eu mesma dizia sobre a coitada da psicoterapia, e o que eu realmente descobri a respeito dessa moça, que já considero pacas ♥.

 

- "Psico" quem?

mulher apontando para ela mesma

Lhe apresento a Psicoterapia! "Psicoterapia" nada mais é do que o tipo de terapia que se procura para tratar questões emocionais. Isso porque, há vários outros tipos de terapias (a fisioterapia é um desses outros tipos, por exemplo). No fim das contas, não deixa de ser uma terapia. Mas para ficar claro que me refiro à um tipo específico de terapia, vou chamá-la pelo nome completo.

Mas, afinal, o que é que a psicoterapia NÃO tem?

carmen miranda dançando com fantasia de baiana

Antes de eu mesma ir conhecer a psicoterapia em carne e osso, ninguém tinha me dito que ela poderia ser diferente daquilo que eu imaginava. Quando eu dizia às pessoas quais eram os meus "impedimentos" para ir atrás de um psicólogo ou de uma psicóloga, ninguém se posicionava a respeito e a conversa já acabava ali mesmo.

Essas pessoas não faziam por mal, é que, provavelmente, também pensavam como eu. Mas isso fazia com que eu confirmasse para mim mesma que estava suuuper certa, mesmo sem saber de onde foi que eu tirei aquelas idéias.

Agora que eu já descobri o que a psicoterapia não faz, aí vão algumas das minhas inseguranças em procurar pela bendita, e como ela me surpreendeu.


- "Mas eu nem conheço a pessoa, e eu vou falar sobre a MINHA vida pra ela?"

homem com expressão desconfiada

Esse foi um dos principais motivos que me impediram de buscar ajuda - MAS eu descobri que quem realiza esse trabalho está preparado para ouvir justamente esse tipo de informação, já que, pelo menos pra mim, eram essas informações não faladas que continham os elementos mais importantes para progredir com o tratamento.

Quanto mais cabeludo era o meu segredo, mais relevância tinha. E eu não ia melhorar enquanto não largasse mão de falar sobre as mais íntimas amarguras, tristezas, vergonhas, medos, sonhos, decepções e etceteras da minha vida.

O que me facilitou muito pra que eu conseguisse falar sobre tantas coisas, é que nada foi feito contra a minha vontade. Longe disso: tudo sempre foi feito da melhor maneira possível para que eu fale sobre qualquer assunto apenas quando me sentir confortável. Dessa forma, eu passei a confiar aos poucos na tal da psicoterapia, sem me sentir pressionada.

Outra coisa com que passei a não me preocupar é com a segurança das informações que eu dividia com a profissional que me atendia (que no meu caso, era uma psicóloga).

Existe SIM uma regra entre profissional e paciente para manter em sigilo absoluto tudo aquilo que acontece nas sessões de psicoterapiaOu seja, tudo o que é conversado, contado, falado, respirado ou peidado durante as sessões, fica entre paciente e profissional.

Então eu também não precisei me preocupar com a fofoca da vizinhança, do trabalho ou do churrasco com a família, já que ninguém vai ficar sabendo o que aconteceu ou deixou de acontecer na psicoterapia - a não ser que eu mesma fale.

garota fazendo gesto de alivio com a palavra "ufa"


- "Não quero ouvir gente me criticando."

Eu tinha, dentro da minha linda cabeça achatada, a imagem de que a psicoterapia se resumia em: eu, sentada de um lado, a psicóloga, sentada de outro. E as duas tentavam provar pontos opostos, cada uma falando de uma vez, como se fosse um debate.

Mas eu já comecei errada aí mesmo: a psicoterapia não me diz se estou certa ou errada. Até porque, durante a sessão, eu estou diante de uma psicóloga e não de uma juíza.

Além disso, todo o processo é realizado de acordo com as necessidades de cada um. Afinal de contas, cada ser - humano ou não - tem experiências diferentes, histórias diferentes e problemas diferentes. Então, por que a psicoterapia seria diferente?

mulher sentada em poltrona acenando a cabeça
 

- "Ninguém se intromete na minha vida."

Enfim, entrei na sala do consultório pela primeira vez (nessa época, a pandemia nem estava no saco do pai dela), expliquei que nunca tinha feito psicoterapia na vida, e ouvi minha psicóloga me dizer:

" - Não estou aqui para ser sua amiga, para te dar ordens, opiniões, conselhos, palpites ou para perguntar como foi o seu dia. Sempre no início das sessões, você é quem vai me trazer o que achar relevante, e só pedirei mais informações se for necessário. Então, vou te dar outros pontos de vista para que você pense sobre eles. Sempre perguntarei se faz sentido ou não para você, para que você mesma tenha sua autonomia e pense a respeito. Não te direi o que deve ou não fazer."

Além da cara de tacho, eu me senti muito mais tranquila quando ouvi essas palavras, não apenas pela psicoterapia em si, mas também sobre o meu tratamento como um todo, porque percebi que não seria obrigada a contar a cor da calcinha que estava usando.

Aliás, não seria obrigada a fazer nada. Por que? Porque a profissional ou o profissional não ajuda diretamente com as decisões da minha vida. Sou eu quem estou buscando uma forma de me preparar para lidar com os enxeridos dos meus sintomas, que ficam querendo ser "entrões" na hora de eu pensar ou tomar alguma decisão.

Então, não é a minha terapeuta que decide por mim. O que ela vai fazer é me dar a sementinha pra que eu mesma plante ou não na minha cabeça.

garota de cabelos cacheados acenando a cabeça

- MAS a Psicoterapia não é santa

Até aqui eu me confessei pra psicoterapia, salvei ela do bullying, coloquei ela no grupo dos migos, MAS, pessoa MAGNÍFICA que me lê agora, chegou a hora em que eu vou te contar um podre da psicoterapia.

duas moças de vestido contando segredos

É isso mesmo! Depois de tudo que escrevi até aqui, se você acha que a Dona Psicoterapia Madalena é Santa, se enganou! 

Essa disposição toda em ajudar ao próximo, não passa de uma ferramenta. Ok, essa ferramenta é sim ultra sofisticada. Ela é feita de ingredientes de mais alta procedência e tal, como o estudo, a pesquisa e o trabalho duro de muitas pessoas do mundo. Mas ainda assim, é um mero instrumentoE esse instrumento só tem utilidade quando o paciente se compromete consigo mesmo. 


palpatine lançando raios

- Nossa! Que tiro foi esse?!

Nada disso! Violência não leva a nada!

Ai, eu te peguei de surpresa, mas foi necessário. Eu precisei usar o choque de realidade em você, pra última coisa que a psicoterapia (não)é, que é a fraqueza.

Esse choque de realidade foi o mesmo que eu tomei um dia. E ele me serviu pra fazer a imagem da fraqueza largar de vez a imagem da psicoterapia. Porque a relação entre essas duas partes, não é saudável pra ninguém.

A psicoterapia é muito mais do que algo que você compra, coloca água quente, espera três minutos, e está pronto. A realidade é um processo trabalhoso que não se desenvolve sozinho. E todos os resultados, são consequências de muito esforço e muita persistência por parte dos profissionais e dos pacientes.

Então, de fraqueza, a psicoterapia não tem, absolutamente, nada! E ninguém precisa ter vergonha ou medo, ela não morde.

homem correndo em direção ao amigo e dando um abraço


E você? Conhece alguém que precisa saber sobre o meu relato? Compartilha esse post, assim você pode ajudar essa pessoa. Não precisa dizer sobre o que é, só compartilha e diz " - Olha, achei um blog interessante! Dá uma olhada!". 😚

Precisa de psicoterapia? Eu entendo como é. Pense sobre o que te contei até aqui. Espero ter te encorajado na sua busca. 🙌

 

E a dica de hoje é: se você está percebendo que algo estranho está acontecendo, com uma certa frequência, você pode procurar por ajuda profissional. Mesmo que seja apenas aquele dia que você acordou com o saco mais cheio do que o saco do Papai Noel, se isso estiver persistente e você não consegue resolver, não tem nada demais em consultar um médico (para então, saber se será necessário a procura por algum especialista).

Fazendo isso, você pode tratar algum sintoma em forma de prevenção, antes que se torne uma doença, ou algum problema maior no futuro.

homem balançando as mãos e sorrindo

 

Muito obrigada por ler até aqui, mesmo com o choque de realidade. Você já me faz muita diferença!🤗🙇‍♀️

Quando eu digo que quem está me lendo faz diferença, isso tem significado real pra mim. Porque você me permitiu que as minhas palavras pudessem chegar mais longe. Obrigada e até a próxima! 💜

Comentários

Postagens mais visitadas